segunda-feira, dezembro 6, 2021
HomeSaúdeMoçambique regista aumento de novos casos de lepra

Moçambique regista aumento de novos casos de lepra

Moçambique regista um aumento de novos casos de lepra, que por ano chegam a cerca de 2.200, a maioria dos quais na província de Nampula, no norte do país, anunciou fonte do Ministério da Saúde.

“Infelizmente temos estado a registar um aumento do número de casos novos [de lepra] por ano e neste momento a média anual de casos é de 2.200”, disse Francisco Guilengue, diretor do Programa Nacional de Combate a Lepra no Ministério da Saúde, citado ontem pela Televisão de Moçambique.

- Anúncio -

O responsável falava na terça-feira em Nampula, no norte do país, durante a cerimónia de lançamento de um estudo sobre Profilaxia Pós-Exposição à Lepra que visa analisar a eficácia de tratamentos dados nas unidades sanitárias.

A pesquisa vai ser implementada até 2023 nos distritos de Mogovolas, Meconta e Murrupula, três dos mais afetados pela doença em Nampula, devendo abranger cerca de 300 pessoas, doentes e contactos próximos, desde familiares à comunidade.

Segundo o Ministério da Saúde, da média anual de novos casos de lepra em Moçambique, entre 10% a 12% são diagnosticados com deformidades de segundo grau, isto é, “já apresentam mutilações dos dedos”.

“Os pacientes chegam à unidade sanitária e já não tem dedos das mãos e dos pés”, referiu a fonte.

Moçambique foi declarado livre da doença em 2008 com uma taxa de menos de um caso por cada 10 mil habitantes, critério usado para que se declare a eliminação da lepra.

No entanto, já depois da erradicação, foram detetados 20 distritos endémicos (sobretudo no norte e centro), do total de 154 que compõem as 11 províncias, segundos os últimos dados.

A lepra é uma doença infeciosa transmitida por uma bactéria através da saliva e que afeta a pele e os nervos, levando à perda de sensibilidade e deformação de diferentes partes do corpo humano.

RECOMENDADOS PARA SI

ARTIGOS RELACIONADOS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Mais populares

Últimas Entradas