segunda-feira, dezembro 6, 2021
HomeSociedadeTrês garimpeiros ilegais mortos por agentes da UIR em Pebane

Três garimpeiros ilegais mortos por agentes da UIR em Pebane

Três garimpeiros ilegais foram baleados mortalmente por agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR), na manhã desta quarta-feira, na localidade de Malema, Posto Administrativo de Mulela, no distrito de Pebane, província da Zambézia.

Ao que “Carta” apurou, o incidente ocorreu numa mina artesanal, localizada naquele ponto do país, após uma confusão causada pelos garimpeiros, quando os agentes da UIR tentavam impedir a extracção ilegal de recursos minerais. Uma das vítimas perdeu a vida no local e outras a caminho do hospital.

- Anúncio -

Segundo as fontes, as relações entre a UIR e a população da localidade de Malema (Pebane) estão tensas desde o passado dia 26 de Outubro, quando aquele ramo da Polícia da República de Moçambique (PRM) espancou e deteve algumas pessoas acusadas de garimpo ilegal. Os indiciados viriam a ser restituídos à liberdade, mediante pagamento de caução no valor de 50 mil Meticais.

“Carta” tentou colher a reacção da Polícia em torno do caso, mas o Chefe do Departamento de Relações Públicas da PRM na província da Zambézia, Miguel Caetano, não atendeu as nossas chamadas. Entretanto, Caetano respondendo sobre os contornos do caso a imprensa local disse que a policia agiu dentro dos parâmetros estabelecidos, uma vez que os garimpeiros haviam invadido uma área de exploração mineira atribuída a uma companhia de capitais chineses, onde agrediram os seguranças e apoderaram-se de suas armas. Miguel Caetano disse que houve troca de tiros entre os garimpeiros e os agentes da UIR que resultou em três pessoas baleadas, onde um perdeu a vida e dois ficaram gravemente feridos

RECOMENDADOS PARA SI

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -

Mais populares

Edital UniZambeze 2022

Biografia da Nenny

Neyma – Mali

Últimas Entradas